HasOffers

Como iniciar com um novo programa de afiliados

Becky Doles

A questão de como iniciar um novo programa de afiliados geralmente surge à medida que mais e mais empresas optam por adicionar marketing digital e estratégia de conteúdo à sua estratégia digital. O baixo custo e a possibilidade de medir resultados transformaram o Marketing de Performance numa das principais alternativas de publicidade digital.

Este conteúdo fornecerá informações úteis tanto à empresas que estão iniciando no ramo de afiliados como aquelas as quais jà encontram-se no mercado.  

O Marketing de Performance é um é um método mensurável de publicidade que rastreia cliques e conversões, possibilitando assim uma visão mais clara de como os investimentos são gastos e de onde provêm os resultados. As empresas pagam aos publicadores uma taxa de comissão por cada conversão. Esta relação resulta em mais tráfego para o site da empresa gerando lucro.

Para obter esses resultados de campanhas, as empresas tem duas opções: se associar com uma rede de anúncios existente ou optar por um software de tracking para executar seu próprio programa de afiliados. Para entender a diferença entre essas opções seguem maiores informações abaixo.

1º Opção: Comprar uma plataforma de tracking de campanhas

Uma plataforma de tracking permite que a empresa possa criar e gerenciar campanhas e os resultados de performance, relacionamentos com publicadores, faturas e muito mais – tudo em um painel de controle centralizado. Ao contrário dos networks, a maioria das plataformas de rastreamento são imparciais. Não há mercado de ofertas fornecidos, e os relacionamentos dos publicadores são gerenciados diretamente pelo usuário. Além disso, a maioria das plataformas de rastreamento são de autoatendimento e requerem gerenciamento diário.

(Se você escolher esta opção saiba mais sobre “Como obter afiliados” para lançar o seu programa de afiliados.)

2º Opção: Criar uma rede de Afiliado

Uma rede de Ad Network oferece aos anunciantes/clientes um mercado de publicadores e parceiros que estão dispostos a promover ofertas e anúncios em seus próprios sites e canais. Os clientes/advertisers podem chegar facilmente à uma grande audiência, enquanto os publicadores conseguem encontrar programas de afiliados adequados aos seus tipos de tráfego através de uma rede de anúncios.  As redes de anúncios supervisionam essas relações e assumem o papel de gerenciamento.

Muitas palavras são intercambiáveis ou vagamente definidas no âmbito de performance. Antes de especificar os prós e contras de se agregar a uma rede de anúncios ou comprar uma plataforma de rastreamento, seguem algumas informações sobre a terminologia no ramo:

  • Programa de afiliados: um programa oferecido por anunciantes oferecendo aos afiliados a oportunidade de compensação em troca da promoção de seus produtos. Os afiliados são pagos pelo anunciante quando ocorre uma conversão (ou seja, o usuário faz uma compra, preencher um formulário, se inscreve para algo, ect.).
  • Plataforma de tracking: Um serviço software que habilita as empresas a rastrear e gerenciar suas relações dos publicadores e esforços de marketing diretamente em um painel.
  • Ad Networks: Rede de anúncios (também conhecida como rede de afiliados): uma empresa que atua como intermediário de relacionamento entre anunciantes e editores, para que os anunciantes possam se concentrar em seus produtos e serviços, e os publicadores possam se concentrar na publicação e promoção das ofertas.
  • Anunciante (também conhecido como comerciante, marca ou comerciante): proprietário de um produto ou serviço que procura pagar publicadores para direcionar o tráfego direcionado para sua marca, com o objetivo final de aumentar a receita.
  • Publisher (também conhecido como afiliado ou parceiro): um comerciante que promove produtos e serviços de anunciantes direcionando o tráfego para seus sites através de canais pagos ou não pagos. Eles geram receita para o anunciante e são pagos cada vez que ocorre uma ação de usuário rastreável predeterminada.
  • Tráfego (também conhecido como usuários ou visitantes): ações mensuráveis de um anúncio/promoção. Impressões (visualização de anúncios), cliques (clique do anúncio) e conversões (anúncio de engajamento) são os exemplos mais comuns.

Há uma série de fatores que devem ser considerados quando se decide comprar uma plataforma de rastreamento ou se inscrever com uma rede. Algumas das considerações mais importantes incluem custo, tempo e relacionamentos atuais com o network.

Existem vantagens e desvantagens na aquisição de uma plataforma de tracking e assinatura com uma conta de Ad Network. Para empresas que procuram uma maneira rápida e fácil de lançar um programa de afiliados de curto prazo, inscrever-se com uma network é a melhor opção.

Para empresas interessadas em sustentabilidade e escalabilidade, optar por uma solução de tracking é a decisão certa. Embora existam custos de publicidade e despesas gerais de gerenciamento de afiliados associadas à esta opção, os custos em andamento são menores e mais previsíveis, o que define as empresas para o crescimento à longo prazo.

Para maiores informações sobre a solução da HasOffers entre em contato comigo [email protected]

Crie a sua conta grátis agora mesmo!

 

Author
Becky Doles

Becky is the Senior Content Marketing Manager at TUNE. Before TUNE, she led a variety of marketing and communications projects at San Francisco startups. Becky received her bachelor's degree in English from Wake Forest University. After living nearly a decade in San Francisco and Seattle, she has returned to her home of Charleston, SC, where you can find her enjoying the sun and salt water with her family.

Leave a Reply